Pois é, você já se pegou sonhando com aqueles cantinhos de café que parecem saídos de revista? Eu também! Até que decidi transformar um espaço perdido ao lado da janela da cozinha – que só acumulava pilhas de contas – em um canto do café funcional. O resultado? Hoje, até o carteiro pergunta onde comprei os acessórios! Vou te mostrar como criar um espaço que é puro charme (e café).
Veja só: não é só sobre ter um lugar para fazer café. É sobre criar um ritual. Lembro quando minha avó preparava café na cozinha apertada, e mesmo assim aquela xícara quente era um momento de conexão. Hoje, meu canto do café é onde começo o dia lendo um livro, recebo visitas para um bate-papo rápido ou até trabalho no notebook.
Um estudo da Universidade de Stanford mostra que ambientes dedicados a hobbies aumentam nossa produtividade e bem-estar. Faz sentido! Um cantinho planejado te convida a parar, respirar e aproveitar o momento.
Ah, e tem mais: não precisa de uma sala enorme. Na minha casa, usei um espaço de 1m² ao lado da geladeira. Com criatividade, até o menor canto vira um oásis.
Vamos ao que interessa: o que você realmente precisa?
Dica de ouro: invista em uma boa xícara. Sério! Um modelo de cerâmica grossa mantém o café quente por mais tempo.
“Um canto do café é a extensão da sua personalidade. Não tenha medo de misturar cores e texturas”, explica Ana Beatriz Lima, designer de interiores especializada em pequenos espaços. Ela tem toda razão!
Na minha versão, coloquei:
Já vi projetos com luzes de Natal penduradas, prateleiras em formato de casinha e até um canto temático com xícaras de viagens. É a sua cara!
Confesso que na primeira tentativa, errei feio. Coloquei a máquina longe da tomada e precisei de uma extensão horrorosa. Aprendi que planejamento é tudo:
Ah, e cuidado com o excesso de tralha! Tenho um amigo que colocou tantos enfeites que mal cabia a máquina. Menos é mais.
Lembra daquele vídeo no TikTok com um canto do café em uma escada? Pois é, usaram os degraus como prateleiras para xícaras e livros. Outra ideia genial: uma estante suspensa que aproveita o vão da janela.
Minha preferida? Uma moradora de SP que transformou um armário antigo em um café station retrô. A porta do armário, quando aberta, revela ganchos para canecas e prateleiras para insumos. Demais!
E aí, já escolheu o cantinho da sua casa que vai virar o novo point do café? Conta aqui nos comentários qual elemento você vai adicionar primeiro! Quer mais dicas? Me segue no Instagram @suacasa.seujeito – tem um Reels mostrando como organizei meu espaço em 48 horas.
Afinal, a vida é feita de pequenos momentos. Por que não celebrá-los com uma xícara perfeita?
Leia, comente e compartilhe: Por Que o Coador de Aço Inox Revolucionou Meu Café da Manhã?
SUA CASA SEU JEITO
© 2025 Sua Casa Seu Jeito. Todos os direitos reservados